Foto: Nathália Schneider (Diário)
Com programação desde as 9h deste sábado (16), o evento Natal do Parque levou cerca de 500 pessoas, de cinco projetos sociais, para o Parque da Medianeira. Missa, atividades recreativas, almoço e a entrega de mil brinquedos marcaram o encontro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Estiveram presentes integrantes da Casa Papa Francisco, Projeto Saema, Pastoral da Criança, Projeto Pallotti e Lar Pequeno Aprendiz. O evento iniciou com a Santa Missa de Natal, momento esperado pela Tayline Flores dos Santos, 12 anos.
– Chegamos cedo. Estávamos loucos para ver uma exposição na Basílica da Medianeira. Achei interessante que as atividades eram ao ar livre. Fiz várias coisas e deu para conhecer bastante.
Tayline é uma das crianças que integra o projeto Centro Social Madre Francisca Lechner (Saema), na Nova Santa Marta. A coordenadora, Irmã Edilamar Fernandes Pimenta, 48 anos, acompanhou cerca de 90 assistidos, entre crianças e adultos.
– Veio representante de cada um dos nossos grupos de atividades, como de hip hop e artesanato, mas principalmente as crianças. Pessoal foi bem participativo. Depois da missa, brincaram, almoçaram e passamos para as brincadeiras.
Atividades curiosas
Com os brinquedos deixados pelo Papai Noel em mãos, Sara Emanuele Flores, de 8 anos, conta qual foi o seu momento preferido na tarde de sábado – a apresentação dos cachorros da Brigada Militar.
– Olhei os cachorros, foi muito bom. Eles treinavam, pulavam, deitavam e faziam o morto vivo.
Informação
Além de atividades recreativas, a Universidade Franciscana (UFN) levou projetos como orientações e distribuição de protetor solar para prevenção do câncer de pele, também, sobre os cuidados com a dengue, e uma fórmula para produzir um repelente natural.
A responsável pela Pastoral Universitária da UFN, Marielle Flores, 38 anos, celebra o momento de troca com o público:
– Pensamos, em como poderíamos ajudar? E conseguimos trazer alguns cursos da área da saúde para orientações, fazer massagem, relaxamento, aferir pressão. Uma forma de ajudar não só as famílias, mas a todos nós.
Natal no Parque
- 500 pessoas entre crianças e adultos
- Mais de mil presentes entregues
- Atividades recreativas como pula-pula e cama elástica
- Almoço